IBEU

Local

O Índice de Bem-Estar Urbano Local (IBEU Local) é definido pela análise de cada região metropolitana de modo isolado, a partir da comparação das condições urbanas observadas nas diferentes áreas de ponderação (bairros) internas de cada uma delas. O IBEU Local permite, portanto, avaliar as desigualdades urbanas existentes internamente em cada uma das regiões metropolitanas.

Procedimentos Metodológicos

O IBEU Local é resultado de uma média aritmética simples das cinco dimensões que o constituem: mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura. Cada uma dessas dimensões tem o mesmo peso no seu cálculo. Porém, cada uma das dimensões é resultado de diferentes indicadores, observados em cada uma das áreas de ponderação de cada região metropolitana.

IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

O Observatório das Metrópoles apresenta os resultados do Índice de Bem-Estar Urbano Local para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nesta análise, Raquel de Lucena Oliveira e João Luiz…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana do Distrito Federal

O texto de Rômulo José da Costa Ribeiro analisa o IBEU Local da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). Os dados reforçam a centralidade no Plano…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Vitória

A partir de uma análise mais geral sobre índices sintéticos como o IDH, os pesquisadores Pablo Lira, Latussa Laranja e Larissa Magalhães mostram a relevância do IBEU Local para a…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) representava 18,92% do PIB do Brasil em 2010, o que equivale a dizer quase 1/5 da produção da riqueza nacional. Quarta região metropolitana…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Salvador

Composta por 13 municípios, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) ficou com 0,573 na avaliação do Índice de Bem-Estar Urbano - IBEU Global, uma posição intermediária entre as 15 regiões…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Recife

Neste texto, Jan Bitoun, Lívia Miranda e Maria Ângela de Almeida Souza mostram a longa história de desigualdade e de precariedade generalizada na Região Metropolitana de Recife, resultado da ação…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Porto Alegre

Luciano Fedozzi e Iara Regina Cartello apresentam uma análise do bem-estar urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre, região constituída por dois polos que se estruturam ao longo da BR-116…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Natal

No conjunto de dez municípios da Região Metropolitana de Natal, somente Parnamirim e Vera Cruz possuem índices de bem-estar urbano positivos com 0,53 e 0,71, respectivamente. No seu conjunto, os…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Maringá

Na análise do IBEU Local da Região Metropolitana de Maringá (RMM) os resultados mostram que três áreas registram IBEU superior a 0,8, considerado um nível bom ou excelente de bem-estar…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Manaus

A Região Metropolitana de Manaus é a segunda pior dentre as 15 regiões metropolitanas do Brasil, no cálculo do Índice de Bem-Estar Urbano - IBEU Global. A metrópole do estado…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Goiânia

Nesta análise do “Índice de Bem-Estar Urbano - IBEU Local”, Marina Lemes Landeiro mostra que a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) se destaca como a segunda melhor em condições ambientais…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Fortaleza

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) concentra 42,8% da população cearense, e é responsável por 67,7% de toda riqueza produzida no estado. Além de acumular a maior parte das riquezas,…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Florianópolis

Considerada a segunda melhor região metropolitana em bem-estar urbano do Brasil, a RM de Florianópolis tem boa avaliação em indicadores como mobilidade urbana e condições habitacionais. No entanto, apresenta forte…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba ficou na terceira colocação no ranking geral do “Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU”, do Observatório das Metrópoles. Apesar do bom resultado, a metrópole paranaense…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Campinas

A Região Metropolitana de Campinas é considerada a melhor metrópole em bem-estar do Brasil por conta da primeira posição no ranking do “Índice de Bem-Estar Urbano Global”, lançado pelo Observatório…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Belo Horizonte

Rejane de Oliveira Nazário tece uma análise do “Índice de Bem-Estar Urbano Local” para a região metropolitana de Belo Horizonte e denuncia a manutenção de um padrão desigual de recursos…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana de Belém

A Região Metropolitana de Belém pode ser caracterizada como uma extensa periferia precária, com agudas carências de infraestrutura e serviços urbanos. Esta análise do “Índice de Bem-Estar Urbano - IBEU…
IBEU Local
5 de junho de 2014

Região Metropolitana da Baixada Santista

O desenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista historicamente apresenta estreitas relações com o Porto de Santos e com o Complexo Industrial de Cubatão. Na análise do IBEU Local…